quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Coleção “perdida” de quadrinhos vai a leilão por 2 milhões de dólares nos EUA





Não existe país no mundo que cultue mais seu passado que os Estados Unidos – tudo é colecionável e tem valor histórico. Até mesmo quadrinhos. Pois Michael Rorrer, de Oxnard, Califórnia, ouviu de sua tia que seu tio tinha uma grande coleção e que um dia passaria para eles. Pois com a morte dos dois, Michael foi fazer a clássica limpeza do porão em Martinsville, Virgínia, meses depois, e encontrou as 345 revistas que estão no leilão da Heritage Auctions de 22 a 24 de fevereiro, em Nova York. A estimativa é que esses quadrinhos da era de ouro dos heróis alcance um valor de perto de 2 milhões de dólares.




Mas como uma coleção dessa foi encontrada a assim e tem esse valor? A Billy Wright Collection (nome do tio de Michael) tem edições abosolutamente históricas e não restauradas (o que aumenta o valor das mesmas). Michael de início achou interessante os quadrinhos, até um companheiro seu de trabalho mencionar que se tivesse a primeira edição em que Superman apareceu – aí, sim, seria de valor inestimável. Ele correu para casa, fuçou na pilha e achou. “Apesar de pequena, a coleção tem não só cinco das seis revistas mais valiosas do mercado, mas 45 das 100 mais procuradas”, explica Lon Allen, diretor do leilão em questão na Heritag. “É o tipo de coleção que todo mundo do meio acredita não existir mais”, completou.




Entre as mais valisas estão a Detective Comics #27 (primeira aparição do Batman; 370 mil dólares como lance inicial), Action Comics #1 (primeira aparição do Superman, tida como a história em quadrinhos de herói mais importante da história; 220 mil dólares como lance inicial), All-American Comics #16 (primeira aparição do Lanterna Verde; lance inicial de 130 mil dólares), Batman #1 (edição número 1 do Batman e em perfeito estado de conservação, com páginas brancas; lance inicial de 201 mil dólares), Marvel Comics #1 (em excelente estado de conservação e sem o erro de registro no Tocha Humana, muito comum nessa edição; lance inicial de 80 mil dólares). Parte do valor está justamente na “graduação” de conservação – os especialistas em itens colecionáveis de quadrinhos estabeleceram graduações e várias da coleção tem 8.0 ou 9.0, valores muito altos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário